Sono e Glaucoma
Posição de dormir
Sabemos que a posição supina (deitado) favorece ao aumento da pressão intraocular, pela própria distribuição gravitacional do fluxo sanguíneo, assim como posições de Ioga com a cabeça em um nível abaixo do coração faz a pressão subir ainda mais. Portanto, uma inclinação de 30˚ na cama parece ser uma medida protetora em relação ao aumento da pressão à noite para dormir. Entretanto, o uso de multiplos travesseiros não pareceu influenciar na pressão intraocular.
Referência: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4274296/
Alguns estudos mostraram que pacientes com glaucoma apresentavam olho com campo visual pior do lado que dormiam. Um estudo coreano avaliou 98 pacientes com glaucoma assimétrico, ou seja, o campo visual era pior em um dos olhos. As pressões do olho melhor e pior na posição sentada não mostraram diferença significativa, porém a pressão do olho pior foi significativamente maior do que a do olho melhor na posição supina (deitada). Na posição lateral do olho pior, a pressão foi maior no olho pior comparado com o olho melhor . Dos pacientes inscritos, 75,5% preferiram o decúbito lateral para dormir, e 75,7% desses pacientes que preferiram o decúbito lateral preferiram o lado do olho pior. Recomenda-se, se possível, dormir com o rosto para cima, com um travesseiro em cunha com pelo menos 15˚ de elevação, jamais dormir com o rosto para baixo, não apoiar o braço sobre os olhos, evitar máscaras de dormir apertadas nos olhos e evitar dormir do lado com campo visual pior.
Referências: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23260257/ ; https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30298695/
Glaucoma e Apneia do sono
Você tem apneia obstrutiva do sono (AOS)?
Se sim, você provavelmente sabe que não tratá-la pode levar a sérios problemas de saúde, como pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Mas você sabia que esse perigoso distúrbio do sono também pode levar à perda de visão por glaucoma?
AOS é uma condição em que os músculos das vias aéreas relaxam durante o sono, impedindo que você respire. Você pode parar de respirar por até dois minutos. Os sintomas da AOS incluem ronco alto, falta de ar durante o sono, sonolência durante o dia e acordar com dor de cabeça.
Estudos mostram que pessoas com apneia do sono podem ter mais probabilidade de desenvolver glaucoma do que aquelas sem esse problema de sono. No entanto, não se sabe totalmente como as duas doenças estão diretamente relacionadas.
Os pesquisadores estão estudando o que acontece com o olho durante os episódios de apneia, fazendo com que os pacientes usem lentes de contato especiais enquanto dormem. As lentes detectam mudanças na pressão dentro do olho (chamada pressão intraocular ou PIO). Danos no nervo óptico causados pelo glaucoma geralmente estão relacionados à pressão ocular mais alta do que o normal. Os pesquisadores esperavam ver uma PIO mais alta em pessoas com AOS, já que a pressão no peito aumenta quando as pessoas param de expirar. Mas esse não foi o caso. Na verdade, a PIO caiu durante episódios de apneia do sono. Os cientistas agora acham que algumas formas de glaucoma podem resultar da falta de oxigênio no sangue — um resultado de não respirar normalmente com apneia do sono.
Outro estudo recente analisou mais de 4,5 milhões de pacientes. Ele mostrou que pacientes com AOS têm um risco 40% maior de desenvolver glaucoma.
Embora a pesquisa atual apenas destaque uma associação entre as duas condições de saúde, estudos posteriores devem revelar mais informações sobre o olho durante o sono. E os oftalmologistas estão esperançosos por novos tratamentos para glaucoma e outras doenças oculares relacionadas à AOS como resultado.
Referência: Academia Americana de Oftalmologia
https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/obstructive-sleep-apnea-glaucoma#:~:text=Scientists%20now%20think%20that%20some,higher%20risk%20of%20getting%20glaucoma.