Cirurgia de Catarata com Lente Premium: Vale a Pena?

O que é Lente Premium ?

Fig. Lente trifocal

O que é a Lente Premium e como ela difere da lente convencional?

Chamamos de lentes intraoculares premium àquelas que possuem tecnologia para dividir o foco de luz que entra nos olhos nas distâncias de longe, intermediária e algumas também de perto. Mas o que a lente convencional entrega então ?

As lentes chamadas de convencionais, ou algumas vezes chamadas erroneamente de nacionais,  são lentes monofocais, que recebem a luz e focam em um único ponto, semelhante a uma Lupa. Dessa forma, se escolhermos uma potência de lente para corrigir a sua visão para longe, significa que toda luz vinda do infinito será direcionada para sua retina, garantindo o foco de longe, porém, embaçado para intermediário e perto. Portanto, quem escolhe uma lente monofocal terá que muito provavelmente utilizar óculos para visão intermediária e perto, ou seja, os óculos multifocais. Digo muito provavelmente, pois em alguns olhos com pupila pequena e uma córnea com aberração esférica positiva, uma lente esférica monofocal pode acabar dando uma profundidade de foco bacana para ver também de perto, mas trata-se de uma situação mais improvável, somente com exames conseguimos saber.

Fig. Lente Monofocal com filtro amarelo

Uma outra situação possível é o paciente que apresenta astigmatismo na córnea, aquele segundo número da receita dos óculos que tem um eixo junto. Esse paciente mesmo colocando uma lente monofocal, terá a visão embaçada para longe pois a monofocal por si só não corrige o astigmatismo, somente miopia e hipermetropia. Assim, esse paciente terá também que utilizar óculos para longe, além de intermediário e perto. Portanto, todos os pacientes com mais de 0.75 de astigmatismo eu recomendo fortemente a correção já na cirurgia de catarata com pelo menos uma lente monofocal tórica, que também é considerada uma lente premium, pois entrega melhor visão que uma monofocal simples nesses casos.

Então agora que você jáentendeu a diferença entre as duas, vamos nos aprofundar nas lentes intraoculares premium.

Benefícios da lente premium para pacientes com catarata

Como já dito anteriormente, as lentes intraoculares premium recebem essa conotação por conta de entregarem uma possibilidade a mais além da lente convencional. Esse benefício extra é a possibilidade de correção da presbiopia, ou seja, a perda da visão de perto e dependência dos óculos multifocais.

Fig: Visão com presbiopia ou com lente monofocal

Ainda hoje, a tecnologia por trás dessas lentes que permite essa visão de perto é a divisão da luz em mais de 1 foco. Existem hoje as Lentes Trifocais que dividem a luz em longe intermediário e perto, de forma que a pessoa consegue enxergar nas diferentes distâncias sem os óculos. Parece incrível né ? Mas vamos lembrar que houve uma divisão da luz, então parte da luz que iria para visão de longe será destinada para intermediário e perto, de forma que a qualidade do contraste da visão pode ser menor. Na prática, vemos que se a pessoa tentar ler no escuro mesmo com as lentes intraoculares trifocais ela terá dificuldade, mas se houver luz, ela conseguirá ler sem problemas. Então é uma questão de adaptação e entendimento das limitações da tecnologia. Outro ponto é que para ocorrer essa divisão da luz, o desenho óptico dessas lentes requer a presença de anéis difrativos (que dividem a luz), e à noite pode ocorrer da pessoas enxergar halos nas luzes. Se você já tem catarata, provavelmente você já experiencia esses fenômenos ópticos e pode não se importar.

Outro subtipo de lente premium é a categoria de Lentes de Foco Estendido, são lentes que vieram para sanar um problema que antes tínhamos com as lentes intraoculares bifocais (dividiam o foco para longe e para perto somente), que tinham um gap de visão na distância de 50-67cm , que seria mais ou menos a distância de um braço estendido. Essas lentes de foco estendido concentra a luz em uma área de visão que se inicia no infinito e termina por volta dos 50cm de distância, de forma que promete um foco contínuo de visão, somente faltando para perto. Ela faz isso através de uma pequena elevação central de 2.2 mm, sem multiplos anéis difrativos, ou seja, ela provoca menos fenômenos ópticos como halos e perda de contraste comparado com as trifocais, mas, em contrapartida , daria uma certa dependência dos óculos para perto (33cm). Nesses casos, na prática meus pacientes ficam extremamente satisfeitos com a visão de longe e até 50cm (computador, painel do carro, geladeira, dispensa de comidas) mas se queixam que falta visão de pertinho para mexer no celular e enxergar rótulos e bula. O que fazemos normalmente é pedir para o paciente aumentar o tamanho da fonte no celular, o que muitas vezes já é o suficiente, ou passamos um óculos somente para ver objetos mais próximos (costura, ler bíblia, ver rótulos, bula de remédio, etc..)

Todas essas lentes vêm em fomato simples ou com correção de astigmatismo também (Tóricas)

Fig. Lente de Foco Estendido (Vivity)

Quem é indicado para lentes premium na cirurgia de catarata?

Todos os pacientes no geral gostariam de ter independência dos óculos para suas atividades. Alguns poucos casos gostam de usar óculos, e nesses pacientes o ideal é a correção no máximo do astigmatismo com uma lente tórica. Em todos os outros casos que o paciente deseja ficar livre dos óculos, é preciso realizar uma bateria de exames oculares para avaliar a saúde do olho em suas diversas camadas. Uma das camadas do olho se chama filme lacrimal. Um paciente com olho seco, irritado, com blefarite , ou seja com a superfície ocular ruim é um péssimo candidato a lentes trifocais por exemplo. Uma lente trifocal em um olho com tempo de quebra do filme lacrimal muito curto faria a qualidade da visão ficar pior ainda e a queixa do paciente não ser resolvida. O que fazemos na clínica quando diagnosticamos isso, é tratar com colírios lubrificantes, higiene palpebral e antibióticos e ver se a superfície estabiliza. Caso contrário evitamos implantar essas lentes nesses olhos.

Fig. Olho com blefarite e olho seco

Outra camada do olho importante é a córnea, uma estrutura brilhante transparente que é responsável por grande parte da qualidade de nossa visão. A córnea boa para uma cirurgia com lente premium é saudável, regular e translúcida. Qualquer patologia corneana subjacente faria a experiência com uma lente trifocal uma dor de cabeça.

Outra camada ocular é a retina, que é um tecido neurossensorial muito fino que se localiza no fundo do olho. Ela é responsável pela transformação da luz vinda de fora em imagem no nosso cérebro. Já entendeu a importância dela certo? Um exame que se chama tomografia de coerência óptica é sine qua non no pré-operatório de cirurgia de catarata com lente premium. Por que? Esse exame permite que tenhamos uma noção completa da anatomia retiniana em termos micrométricos. Então qualquer irregularidade, doença, edema, mesmo que silenciosa e sutil é vista nesse exame. Quando encontramos patologias na retina, como membrana epirretiniana, edema macular, degeneração macular relacionada a idade, retinopatia diabética, contra-indicamos as lentes intraoculares premium, e optamos pela monofocais.

Portanto, nem todo mundo é um bom candidato para essas lentes, temos que fazer um exame minucioso e avaliar diversos exames complementares para uma boa indicação da melhor lente para seu olho.

Fig: OCT normal à esquerda e OCT com Membrana Epirretiniana à direita

Considerações de custo e benefício: investimento na qualidade de vida

Mas Doutor, e quanto custa uma lente dessas? Vale a pena o investimento?  O que eu costumo dizer aos meus pacientes é que essa cirurgia é uma vez só, não costumamos ficar trocando essas lentes do olho, é um implante permanente, salvo raros casos de necessidade de explante e troca. Por isso, a decisão é muito importante nesse momento, e se suas atividades no dia a dia requerem visão de perto, é de se considerar sim a possibilidade de já corrigir na cirurgia de catarata com uma lente melhor.

Apesar do custo alto desses implantes, os pacientes que já implantei comentam que a cada 1 ou 2 anos precisavam antes de trocar seus óculos multifocais , que custavam às vezes mais de 2 mil reais cada. Então ao longo do tempo essa lente se paga e você terá o benefício de recuperar esse dinheiro e sem usar os óculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *