10 Mitos sobre o Glaucoma

10 Mitos sobre o glaucoma

 

Fui diagnosticado com glaucoma, vou ficar cego?

Na grande maioria das vezes não. Por volta de 15% dos pacientes que são diagnosticados com glaucoma vem a ficar cego. Isso acontece porque esses pacientes geralmente chegam muito tarde para o diagnóstico, começaram a perceber problemas na visão (perda de campo visual, embaçamento, escurecimento da visão) e não procuraram prontamente um oftalmologista. No geral, a grande maioria dos pacientes diagnosticados com glaucoma recebem o tratamento clínico (Laser ou Colírio) e ficam estáveis , sem progressão, garantido uma visão adequada durante sua vida.

Somente idosos podem desenvolver glaucoma.

 Mito. O glaucoma acomete principalmente os idosos acima dos 60 anos, mas também pode se manifestar em jovens (glaucoma juvenil), crianças e até mesmo recém-nascidos, conhecido como glaucoma congênito.

Quem tem Glaucoma sente dor nos olhos.

 Nem sempre. O principal subtipo de glaucoma que é o de ângulo aberto é absolutamente silencioso, apesar de a pressão dos olhos estar alta, a pessoa não sente dor. Existe um subtipo de glaucoma, menos comum, que é o de ângulo fechado que pode dar sim dor ocular, frequentemente mais no final do dia, eventualmente pode levar a dor intensa que necessite de ir ao pronto socorro.

O glaucoma acontece somente quando a pressão ocular se encontra elevada

Mito. Nem sempre isso é verdade. Normalmente, o glaucoma se desenvolve em olhos com a pressão elevada, acima de 21mmHg. Porém, sobretudo nos asiáticos com glaucoma, a pressão média é mais baixa, entrando até na faixa da normalidade, porém manifestam a doença do mesmo jeito, chamamos de glaucoma de pressão normal.

Ficar lendo muitas horas seguidas  ou ficar várias horas no computador pode aumentar a pressão do olho?

 Mito. Forçar os olhos, como as pessoas costumam dizer, não está relacionado ao glaucoma. O esforço para enxergar não “gasta”a visão e não tem nenhuma influência na pressão dos olhos

Existe cura para o glaucoma.

Ainda não. O glaucoma é uma doença crônica, que ainda não tem cura, mas tem controle com tratamento adequado é possível garantir uma visão boa pelo resto da vida. O objetivo do tratamento é parar o avanço da doença. Lembrando que, caso parte da visão já tenha sido afetada ou até perdida, ela não poderá ser recuperada.

Quem enxerga bem não tem glaucoma.

Mito. Por afetar de forma assimétrica as fibras nervosas, as perdas visuais  no glaucoma podem acabar sendo mascaradas pelo cérebro, que une a visão de ambos os olhos e compensa possíveis falhas automaticamente, dificultando a detecção. Muitos pacientes que são recém diagnosticados com glaucoma viviam uma vida normal, sem queixas de visão.

Quem tem glaucoma o olho fica branco.

Mito. O glaucoma é uma degeneração do nervo óptico, que se situa dentro do olho, bem lá no fundo. A neuropatia optica glaucomatosa em si não provoca nenhuma alteração na superfície do olho. Existem sim alguns tipos de glaucoma que podem levar à atrofia do globo ocular em última instância e levar a ficar branco, mas não é a regra. Muitas outras doenças oculares costumam causar isso, como alterações na córnea, catarata, descolamento de retina, diabetes.

Quem tem pressão arterial alta tem pressão alta no olho 

Mito. A pressão arterial tem um papel na produção do líquido do olho, mas pouco no balanço geral da pressão ocular. O que mais influencia é a drenagem interna do líquido que costuma ficar reduzida no glaucoma. Existem alguns estudos sobre o assunto que apontam que pacientes com hipertensão arterial que usam medicações hipotensoras podem eventualmente reduzir demais a pressão arterial à noite e reduzir oxigenação do nervo óptico favorecendo o avanço da doença. Mas a relação HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e PIO (Pressão intraocular) não é linear.

Minha pressão do olho estava alta na consulta, então tenho Glaucoma ?

Na grande maioria das vezes não. Se seu caso for somente pressão alta nos olhos (Acima de 21mmHg) sem mais nenhum achado de glaucoma (Nervo Óptico Saudável, Campo Visual sem defeitos), você tem Hipertensão Ocular. Um estudo que forneceu informações importantes sobre a hipertensão ocular e o desenvolvimento do glaucoma é o Ocular Hypertension Treatment Study (OHTS). Esse estudo demonstrou que a taxa de pacientes com hipertensão ocular não tratada que desenvolveram glaucoma foi de 9,5% em 5 anos e 22% em 13 anos, e conseguiu estratificar os grupos de risco de acordo com algumas variáveis como a espessura da córnea fina , idade avançada, raça negra, miopia e alterações de campo visual.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *